Total de visualizações de página

sábado, 14 de janeiro de 2012

Os Nomes das Cidades Pernambucanas Revelados Num Único Livro: Pernambucânia

Fonte da Imagem: http://www.google.com.br/
Esse livro de Homero Fonseca foi publicado pela editora CEPE, Recife. Conta as curiosidades e histórias que envolvem a escolha do nome das cidades pernambucanas. Muito interessante, principalmente para os curiosos de plantão, que sempre se perguntaram por que aquela cidade do interior tem esse ou aquele nome? Que pode ser: esquesito, engraçado, feio, triste, enfim. Seja qual for o nome que sua cidade tenha, aproveite e descubra ainda mais.
No entanto uma pequena observação deve ser ressaltada, é com relação a história da cidade de Tupanatinga, agreste de Pernambuco. O livro diverge um pouco do que os mais antigos moradores da cidade contavam a respeito de sua origem. Mesmo assim, é muito interessante a leitura.
Tupanatinga: Diziam os moradores mais antigos que o Coronel José Emílio de Melo, morador de Buíque, hoje cidade vizinha, casou-se e foi morar no povoado Santa Clara. (Tupanatinga era povoado de Buíque). Lá, ele iniciou comércios, abriu escola, construiu casas e permitiu a evolução do povoado e tal forma que conseguiu depois de muitas brigas políticas e de família (seus parentes eram representantes da prefeitura de Buíque e portanto, contra a emancipação do Povoado Santa Clara), elevar à Cidade.
José Emílio de Melo brigou muito, até que conseguiu a emancipação do Povoado. O nome também foi sugestão dele. De acordo com moradores mais antigos, no lugar da casa de número 01, casa do coronel, existia uma enorme pedra muito clara, então, o mesmo sugeriu que o nome da cidade fosse de origem indígena e que tivesse relação com a tal pedra. Então ficou assim:
Tupana = deusa + tinga = branca/clara, sendo assim, Tupanatinga = Deusa Branca ou Deusa Clara.
Em homenagem ao fundador da cidade, a primeira escola estadual recebeu o nome de EJEM - Escola José Emílio de Melo e permanece no mesmo local desde sua inauguração.
Embora no livro a história esteja um pouco diferente, sabemos que isso é possível baseado na forma como a mesma foi apurada. Não estou aqui para dizer qual delas é a versão original, mas sim, indicar o livro Pernambucânia, o que há nos nomes das nossas cidades, por ter detectado uma narrativa interessante e curiosidades singulares.
             Texto e Edição: Vanusa Lima

Translate