Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de março de 2012

O Retorno após quase vinte anos

Junior Mendes - Nova promessa no cenário cultural pernambucano


                                                                                                                                           Arquivo Pessoal
 O locutor de rádio, produtor executivo, escritor, técnico em edificações e acadêmico em direito Junior Mendes é a mais nova promessa do cenário cultural pernambucano, isso porque o rapaz esteve afastado da cena por algum tempo, e agora prepara-se para regressar em grande estilo.

Idelizador do 1o. Festival de Teatro do Paulista, quando tinha apenas 18 anos, foi criticado e desacreditado pela própria família que ressentia que o jovem, ousado e sonhador, largasse os estudos para seguir por caminhos incertos: o das artes.
Não apenas provou para a família que o que desejara não era sonho, e sim, concretização. Como também, no mesmo ano, não apenas passou na escola em que estudara, como foi aprovado na escola Técnica Estadual, mostrando com isso, que suas afinidades com as artes em nada prejudicaria seus estudos.
Mas, infelizmente acabou seguindo por outros caminhos, como desejara a família, dedicando-se apenas aos estudos.
Hoje, alguns anos depois, ele promete voltar em grande estilo: ainda para 2012 Junior Mendes irá montar a peça teatral, de sua própria autoria: A Família, que conta com a participação de doze excelentes artistas e mais cinco pessoas que compõem a equipe técnica; uma exposição fotográfica; o lançamento de dois livros e uma montagem de uma das peças de Nelson Rodrigues.
Entre o segundo semestre de 2012 e o início de 2013, ele pretende dar início as filmagens de três documentários e uma microssérie. É o que ele contou em entrevista cedida à repórter Priscylla Ingrend da Tv Tabocas, afiliada da Tv Nova Nordeste no dia 16 de fevereiro, e me confirma em entrevista exclusiva, que vocês podem conferir logo à seguir.

Vanusa Lima: Você passou algum tempo afastado do cenário cultural pernambucano. Como você ver esse retorno e o que você pretende fazer de fato para marcar sua volta?
Junior Mendes: Vejo que agora Pernambuco está acreditando melhor em seus talentos. É o caso do engrandecimento de Ipojuca e a "revolução" que está acontecendo em Goiana. É também a interiorização da cultura em nosso estado. Pernambuco tem tudo para dar certo. Bastam políticas sérias que pensem no bem estar da população. Passei algum tempo afastado das arte sim, mas não totalmente. Após idealizar o Festival de Teatro em Paulista, em 1992, eu me dediquei aos estudos das edificações pela Escola Técnica. Porém, em 1998, eu idealizei um projeto que tem tudo haver com cultura e educação, qual apresentei à antiga EMTU, bem como ao Gabinete do Palácio do Campo das Princesas. Na época, o Governador do estado era o falecido Miguel Arraes e o seu Secretário da Fazenda, era o seu neto, o atual Governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Diante disso, iremos reapresentar o mesmo projeto, sendo que melhorado para a contemporaneidade. Espero aprová-lo agora. Deixei novamente de lado as artes para me dedicar novamente aos estudos, sendo que agora, em nível universitário. Em 2002, ingressei para o curso de Ciências da Computação, pela Faculdade dos Guararapes. Já em 2008, ingressei no curso de Engenharia de telecomunicações, pela Faculdade Maurício de Nassau. Em 2009 retornei às artes com dois projetos. Um deles é o Thokas do Som, que será reapresentado tanto ao Governo do Estado ainda em 2012, como para as prefeituras envolvidas. Já em 2011, ingressei no mundo do Direito, pela Universidade Católica de Pernambuco. Os demais projetos que estou me envolvendo em 2012, são os que te contei agora pouco.   
Vanusa Lima: Um projeto que agrega outras prefeituras. Você pode citá-las?
Junior Mendes: Sim, claro. O Thokas do Som é um porjeto idealizado a partir dos programas de rádio, onde eu o denominei de rádio sobre os palcos e será levado a algumas cidades do interior do estado: Petrolina, Goiana, Palmares, Garanhuns, Tupantinga, Arcoverde, dentre outras.
Vanusa Lima: A peça A Família foi você quem escreveu, e finalizou-a há pouco tempo. Em que consiste o enredo da peça e quais suas espectativas com relação a ela?
Junior Mendes: Consiste na relação de uma família de interior de Pernambuco. Trata sobre os problemas familiares, com um olhar cômico, onde poderemos observar que o que acontece conosco dentre de casa tem o seu lado ilário, porém não conseguimos nos desvincular de todos os problemas, para observar melhor. As expectativas é a reflexão sobre nós mesmos e sobre a nossa relação para com os entes queridos, participantes de nossa família. No que tange família, entenda-se do conceito grego, onde fazia parte da família, todos os consanguineos e os por consideração. A iluminação será específica e também ampla. As cores de cenário e figurino serão vivas. A peça está enredada em 1842. No entando, vale salientar que na peça existe a ausência de palavrões ou insinuações pornográficas, tendo em vista que pretendo mostrar com essa peça, que é possível fazer humor sem fazer apelações do tipo.
Vanusa Lima: Você também falou de uma possível montagem de uma das peças do polêmico Nelson Rodrigues, que aliás, também era pernambucano. Você já pode adiatar algo sobre essa montagem ou ainda está em estudo?
Junior Mendes: A peça Senhora dos Afogados trata de relações de incesto, morte, violência e trama dentro de um drama familiar e mítico. A iluminação será específica. Já as cores serão vivas retratando a época de 1947, ano em que foi escrita por Nelson Rodrigues.
Vanusa Lima: Com relação aos demais projetos: a exposição, os livros, os documentário e a microssérie, você já pode nos adiantar mais informações sobre eles?
Junior Mendes: A exposição ocorrerá em Recife e tende a fazer com que os adolescentes a partir de 14 anos, possam refletir sobre sua própria língua: a portuguesa abrasileirada. Tanto no modo conotativo como no seu modo denotativo. Um dos livros é um romance policial e o outro é um romance infanto-juvenil. Os documentários, o primeiro é sobre a cultura de Pernambuco em si. O segundo sobre um escritor recifense e será gravado em Recife mesmo. Já o segundo é sobre um escritor vitoriense e será gravado em sua cidade de origem, Vitória de Santo Antão. A microssérie é sobre o relacionamento familiar e também aborda as drogas, violência e sexo na adolescência, dramas do cotidiano.
Vanusa Lima: Você me falou que existe um grupo entre atores e equipe técnica que estão sempre com você, pelo menos na maioria dos projetos. Quem são esses artistas? E qual a relevância desse grupo para seus projetos?
Junior Mendes: São atores pernambucanos e não gostaria de citar nomes agora por receio de esquecer de alguns. O nome de cada um poderá ser conferido na ficha técnica de cada projeto que eu participar e farei o máximo para que eles apareçam. Sem eles, os projetos não seriam realidade. Só posso adiantar que são talentosos - pude ver isso de perto - e que todos possuem grandes bagagens. São tão relevantes que, pretendo formar um grupo coeso, com a participação efetiva de todos os doze atores e os cinco técnicos.
Vanusa Lima: Alguns anos afastado, isso te assusta? O que você espera desse retorno e das pessoas que estão com você?
Junior Mendes: Não. Esse tempo não me assusta em nada e só espero dedicação para o que pretendemos fazer.
Vanusa Lima: Certa vez você afirmou que só trabalhava com pessoas de quem você gosta realmente. Você ainda mantém a mesma opinião? Em que isso te atrapalha ou te favorece? E por que somente com pessoas que você tem afinidade? Acredita que se for ao contrário, seu empenho em determinado trabalho não será válido?
Junior Mendes: Disse e continuo mantendo. Só trabalho onde gosto, com o que gosto e com quem gosto. Uma vez ou outra isso já me atrapalhou e em 2009, eu tive que escolher e deixei o cargo de Consultor Técnico de Infra-estrutura, na Engenharia da Regional da Claro Nordeste e a minha ex-chefe não entendeu minha posição. Alguns dizem que eu "chutei o pau da barraca", outros dizem que ela ficou "bufando" de raiva e chamou muitos palavrões. Eu nunca mais voltei lá para conferir.
Vanusa Lima: Junior Mendes por Junior Mendes. Quem é ele?
Junior Mendes: Não gosto de falar de mim nem da minha vida pessoal.
Vanusa Lima: Você já me falou de seu passado, de sua volta e de seus projetos. Que tal agora você me falar sobre a cultura pernambucana. O que está sendo feito, na sua concepção, para que seja possível abrir espaço para pessoas, que como você, estão retornando ou, aquelas que querem começar nesse âmbito cultural?
Junior Mendes: Mais eficiência dos órgão públicos em relação a cultura. Mais seriedade, mais formação. Isso está faltando muito. Os recursos ainda são muito pouco e, menos ainda se, comparados aos investimentos em outras áreas.
Vanusa Lima: Você me falou que desde cedo já escrevia, sempre gostou de escrever. Agora há pouco por exemplo, você terminou de escrever um romance policial. Já tem uma peça teatral finalizada e outras obras encaminhadas. Mas, você também conta que não é muito fã da leitura. Como você explica esse seu lado paradoxo? Ele está atrelado em tudo na sua vida ou só no que consiste ler e escrever?
Junior Mendes: Tudo na vida é paradoxo. Realmente gosto de escrever. Peça, no gênero comédia por exemplo, existe a perspectiva da trilogia de A Família. Já peça, no gênero drama existem também mais 3, todas sobre mitos. A única que não é minha e participarei é a de Nelson. 7 é um bom número. Em termos de peça encerrarei por aí. Livros existem a perspectiva de 12 obras. O primeiro já vai ser lançado, seu nome, Justosinjustos.
Vanusa Lima: Quer falar sobre ele?
Junior Mendes: Apenas um pequeno release. É sobre um triângulo amoroso entre jovens e um acontecimento trágico entre eles, um dos jovens é assassinado e o outro acusado de matá-lo. De ante mão adianto que esse jovem não é o assassino, mas é preso e acusado como tal. O enredo se passa numa cidade do interior de Pernambuco e as histórias são muito interessantes. Aguardem para conferir.
Vanusa Lima: O campo político para a área cultural está ascendendo aqui no estado, no entanto, sabemos que ainda existe uma certa "desorganização" de algumas entidades, beneficiando pricipalmente aqueles que já estão aí no mercado há bastante tempo. Você vê esse parâmetro como obstáculo para seu retorno?
Junior Mendes: Não, mas a política não está descartada, se for para melhorar a cultura. Prezo por um slogan: "Pelo direito a cultura e, pela cultura do direito! Sempre!".
Vanusa Lima: Alguns anos atrás sua família desaprovava sua escolha. Hoje, você é casado e tem três filhos. Tua esposa e teus filhos te apoiam, ou a história se repete?
Junior Mendes: Há coisas que não mudam. Minha mãe por exemplo, continua pensando o mesmo e só me apoiará quando as coisas se concretizarem de fato. Ela tem a visão que trabalho é aquele que você bate cartão todo dia e tem hora para almoço. Aquele que você tem que pegar condução para chegar lá e que sempre tem um chefe te esperando. Coisas da Amara. Já meus filhos e minha mulher acreditam sim que os projetos possam deixar de ser projetos e se tornarem realidade.
Junior Mendes terminou a entrevista deixando para todos nós que a acompanhamos, uma lição de perseverança. "Não devemos desistir de nossos ideais, mesmo que eles pareçam impossíveis, afinal, vale lembrar que tudo é possível nessa vida, basta que acreditemos e que façamos por onde", concluiu.

 Vanusa Lima direto da Redação.

Translate